Equinor e Masdar começam a armazenar energia éolica offshore

Fonte: E&P Brasil A Equinor e a Masdar anunciaram nesta quarta-feira o desenvolvimento da primeira bateria para armazenar energia eólica offshore. Batizada como Batwind, a bateria tem capacidade equivalente a mais de 128 mil iPhones e será instalada na fazenda eólica de Hywind Scotland, a 25 km Peterhead, na Escócia. Leia mais… »

Vessels go supersize

O artigo abaixo é focado nos negócios da Saipem, mas ao lê-lo, podemos ver uma boa imagem das empresas de serviços orientadas a O & G ajustando seus negócios para atender às necessidades da energia renovável. Também podemos ler sobre alguns dos desafios para o offshore eólico, e as dificuldades Leia mais… »

Petrobras estuda o Nordeste para dar início à geração eólica no mar

Por Nathália Bernardo nathalia@focus.jor.br Em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Petrobras faz levantamento econômico e de infraestrutura sobre a cadeia eólica offshore. Os investimentos devem começar pelo Nordeste e o Ceará, onde a empresa tem plataformas no mar, é uma das possibilidades. Com isso, a Leia mais… »

Eólicas offshore: marco regulatório em 2019

Fonte: O Povo O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) prepara estudo para a criação de um marco regulatório para a exploração de eólicas offshore (turbinas instaladas no oceano). O documento será publicado até o fim do primeiro semestre de 2019. A partir desse estudo deve ser Leia mais… »

O primeiro “farm” flutuante no mundo

Hoje vamos falar do Hywind Scotland Park, o primeiro “farm” flutuante no mundo, fantástico projeto da Equinor (Statoil). São 3 links que seguem abaixo. O primeiro apresenta o projeto, o segundo é um vídeo contanto toda a estória e o terceiro apresenta resultados da operação. Notar que pelo tamanho dos Leia mais… »

Qual o estágio de desenvolvimento de eólicas offshore ao redor do mundo?

Fonte: E&P Brasil Províncias tradicionais de produção de petróleo ao redor do mundo também são frentes de expansão da geração de energia eólica offshore, setor que cresce sem parar desde a década passada e já conta com investimentos de grandes petroleiras. Existem projetos de parques eólicos offshore desde o início Leia mais… »

Três eólicas offshore em licenciamento no Ibama

O Ibama conta atualmente com três projetos de produção de energia eólica marítima em andamento. O Brasil ainda não tem tradição neste tipo de produção de energia já que possui muito espaço para desenvolvimento da energia eólica onshore, hoje mais barata que produção marítima. Em alguns países produtores de petróleo Leia mais… »

Energia eólica desbrava o alto-mar

 (Christopher Furlong/Getty Images) São Paulo – A indústria da energia eólica offshore está crescendo e ganhando corpo. Análise da consultoria Navigant Research indica que a indústria eólica global instalou 3,3 gigawatts (GW) de capacidade em alto-mar em 2017, elevando o total mundial  para quase 17 GW no acumulado. Mais de Leia mais… »